TREINAMENTO PARA INSTRUTOR ESPAÇO CONFINADO - NR 33 (Vigia)

PRÉ-REQUISITO PARA SER INSTRUTOR:

Ter concluído o curso de Técnico/Tecnólogo de Segurança do Trabalho ou ter concluído o curso de Engº de Segurança do Trabalho ou comprovar que já atua como Instrutor de outras máquinas e equipamentos.

OBJETIVO/INSTRUTOR:

Capacitar alunos para a atividade de Vigia de Espaço Confinado

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

COMO SER UM BOM INSTRUTOR:

Responsabilidade, Espírito Critico, Iniciativa, Controle Emocional, Organização, Atenção, Dicção/Sistema Vocal, Saber Formular Perguntas, Exemplificar, Dar Reforço ao Treinando, Variar a Situação de Estimulo,Fazer Correlação, Propiciar Experiências Integradas, Comunicar-se, Proporcionar Visão Sistêmica e Cuidados com os Temas Abordados.

GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NOS ESPAÇOS CONFINADOS:

Medidas técnicas de prevenção, levantamento por espaço, Utilizar instrumentação para áreas classificadas, Identificar os pontos de bloqueio, Analise de probabilidade de falhas, Implementar medidas para eliminação e controle de riscos, Implantar medidas administrativas, Definir e capacitar equipes, Medidas pessoais, Programa de Proteção Respiratória.

VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS COINFINADOS:

Graus de ventilação; Métodos de ventilação/Insuflação e Exaustão; Ventilação VA; Ventilação VM e Ventilação VB; Exercício prático.

PROGRAMA DE ENTRADA EM ESPAÇOS CONFINADOS:

Objetivos; Definições; Responsabilidades; Identificação dos Ecs; Avaliação dos riscos; Controle dos riscos; Monitoramentos dos riscos; Gerenciamento dos riscos; Plano de ação; Anexos.

RESGATE EM ESPAÇOS CONFINADOS:

Fase 1 Preparação; Fase 2 Avaliação; Fase 3 Operações de pré-entrada; Fase 4 Operações de entrada e resgate; Término.
Neste módulo o aluno tem contato com os mais diversos tipos de equipamentos de resgate onde ele aprende sobre cordas, exercício pratico/nós e amarrações; ancoragens e sistemas auxiliares, sistemas verticais de redução de força/polias; os mais diversos tipos de cintos de segurança; talabartes; mosquetões; ganchos de segurança; sistema trava queda; macas envelopes e rígida; etc.

SUPORTE BÁSICO DE VIDA:

Abordagens de vitima consciente e inconsciente; Analises primária e secundária; Liberação de vias aéreas; Verificação de sinais vitais; Reanimação cardio-pulmonar;
Fraturas / Hemorragias / Estado de choque; Queimaduras / Choque Elétrico e Transporte da vítima; Exercício prático com manequim.

EXERCÍCIO PRÁTICO DE OPERAÇÕES DE SALVAMENTO EM SIMULADOR DE ESPAÇO CONFINADO.

Carga Horária: 
16H
Investimento: 
Consultar